terça-feira, 29 de abril de 2008

Saint-Gobain em Vila Franca faz vidro para energia solar

Covilis, participada portuguesa da vidreira Saint-Gobain, vai anunciar hoje um investimento de 20 milhões de euros na sua unidade de Vila Franca de Xira, um projecto que recebeu o estatuto de PIN (Potencial Interesse Nacional).


A Covilis, participada portuguesa da vidreira Saint-Gobain, vai anunciar hoje um investimento de 20 milhões de euros na sua unidade de Vila Franca de Xira, um projecto que recebeu o estatuto de PIN (Potencial Interesse Nacional).

A unidade irá produzir espelhos curvos de alto rendimento destinados ao mercado da energia solar (CSP - Concentrate Solar Power), segundo informação divulgada pelo Ministério da Economia e Inovação.

Ou seja, a unidade irá produzir espelhos para aproveitar e concentrar a luz do sol, ficando a fábrica implantada nas actuais instalações da Covilis, que serão ampliadas em 12 mil metros quadrados, totalizando 20 mil metros quadrados de área. Será a maior (e única) fábrica de espelhos cilíndricos do mundo, com uma capacidade superior a cinco campos solares. O projecto inclui ainda o aumento da capacidade de produção de vidro temperado destinado a painéis térmicos e fotovoltaicos.

Por: Alexandra Noronha


Diário de Negócios

Nenhum comentário:

Blog da Terra