segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Papel plantável


Depois de usada, folha germinável pode se transformar em grama, flores e temperos

Inara Chayamiti

Uma solução ecológica e criativa para que o papel usado não vire lixo é plantá-lo. Existem mais de 40 variedades de papéis germináveis, feitos com vários tipos de sementes, que se transformam em grama, flores e temperos e podem ser comprados pela internet. No Brasil, a oficina de papel reciclado do Projeto Tear foi uma das pioneiras na fabricação do produto. Desde março, comercializa um papel composto por sementes de grama São Carlos, que é 100% ecológico, pois, além de reciclado, não passa por nenhum processo químico. O grupo está testando sementes de salsinha, de flores e até de árvores para a confecção de suas folhas.

TUDO SE TRANSFORMA
A folha usada não vai para o lixo, mas para debaixo da terra
ENTERRE>>>Mas sem exageros. Coloque uma fina camada de terra, em média, 0,5 cm. De preferência, terra preta
HIDRATE>>>Regue diariamente
COMEMORE>>>Após 10 ou 15 dias, a grama brota. Mas o papel continua em decomposição, processo que dura 3 meses

O papel germinável, que tem o mesmo custo do reciclado (R$ 0,90 o tamanho A4), não substitui o industrial, mas vende bem em seu mercado específico (embalagens e cartões diferenciados, por exemplo). Sua maior vantagem é a sustentabilidade. Quando comparado ao industrial, reduz o consumo de energia em até 70%, a poluição da água em 35% ou mais e requer 55% menos água durante a fabricação, segundo Rick Meis, engenheiro bioquímico da Universidade do Colorado. Parece uma boa saída diante dos 15,2 trilhões de páginas impressas no mundo todo em 2006. Número que ainda deve crescer 30% nos próximos 30 anos, estima a empresa de dados e análise do mercado de impressão Lyra Research.

OUTRAS INOVAÇÕES
PAPEL DE COCÔ DE ELEFANTE PAPEL APAGÁVEL
A primeira pergunta que fazem à empresa canadense The Great Elephant Poo Poo Paper é se o papel que ela produz fede. A resposta é não. Eles esperam o excremento secar, lavam bem, deixando só as fibras que o elefante não digere. Um cocô médio pode virar até 10 folhas abertas de jornal. O produto está no mercado desde 2002 e é vendido em 16 países O mais novo gadget dos espiões pode ser o papel apagável, da Xerox, que se auto-apaga em 24 horas e pode ser reutilizado até 100 vezes. É composto por moléculas especiais que mudam de forma quando expostas aos raios ultravioleta emitidos pela impressora. Com o passar do tempo e a mudança de temperatura, elas voltam ao estado inicial. Ainda não há previsão de quando chegará ao mercado
Fonte: Revista Galileu

Video mostrando como se faz papel

Blog da Terra