segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A farra dos agrotóxicos liberada no Brasil


O Brasil, definitivamente, não é um país sério. Leitores enviaram e-mails a AmbienteBrasil externando, com razão, sua revolta quanto ao fato de a Justiça ter impedido a Agência Nacional de Vigilância Sanitária de analisar agrotóxicos largamente utilizados em nosso território.

Conforme notícia do jornal O Globo do dia 9 passado, a Anvisa vem tentando, desde o início do ano, submeter à análise de seus técnicos doze produtos que são base para fabricação de mais de uma centena de agrotóxicos no país.

"Utilizados em lavouras de soja, arroz, milho, feijão, trigo, maçã, laranja e dezenas de outras frutas, verduras e legumes, os agrotóxicos são produzidos a partir de ingredientes ativos banidos e proibidos na União Européia, nos Estados Unidos, no Japão e na China", diz a reportagem.

Mas com pareceres favoráveis do Ministério da Agricultura, empresas brasileiras produtoras de agrotóxicos e multinacionais conseguiram na Justiça impedir o exame dos fiscais da Anvisa.

As ações judiciais foram movidas por empresas e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), que reúne fabricantes nacionais e estrangeiros. Com base nas liminares, a indústria do agrotóxico no Brasil continua importando e estocando esses produtos.

E que se dane a saúde dos consumidores. O que vale é o dinheiro continuar entrando.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Blog da Terra