quinta-feira, 4 de março de 2010
Transformando as ondas do mar em energia elétrica
segunda-feira, 1 de março de 2010
Empresa galesa faz casa com 18 toneladas de plástico reciclado
Uma empresa do País de Gales, na Grã-Bretanha, construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclado.
A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e minerais em um material batizado de Thermo Poly Rock, que poderia revolucionar a indústria de construção.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Expedição parte em busca de 'ilha de lixo' maior que o Texas no Pacífico
Fóssil pode ser ancestral humano
Uma equipe internacional de cientistas anunciou na revista Science a descoberta de uma criatura que poderia ser o mais antigo ancestral direto dos humanos.
Fósseis da espécie Ardipithecus ramidus foram encontrados na Etiópia em 1992, mas muitos anos de pesquisa foram necessários para que a importância da descoberta fosse confirmada.
O espécime mais importante é uma fêmea de 1,2 metro, com 4,4 milhões de anos de idade, que foi batizada de 'ardi'.
Ela era hábil na hora de subir em árvores, mas também caminhava como humanos modernos. Ela não tinha, no entanto, solas dos pés arqueadas, o que indica que ela não poderia andar ou correr longas distâncias.
"Este não é um fóssil comum. Não é um chimpanzé. Não é um humano. Ele nos mostra o que éramos no passado", disse um dos principais pesquisadores da equipe, Tim White, da Universidade da Califórnia.
Arquivos britânicos sobre Ovnis
O coração visto por dentro
Graças a sofisticados aparelhos de ultrassonografia, cientistas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, e do Imperial College de Londres conseguiram imagens inéditas do fluxo de sangue dentro do coração.
A cor azul marca o sangue passando pelo lado direito do coração em direção aos pulmões.
O vermelho e o amarelo representam o sangue que vem dos pulmões, passa pelo lado esquerdo do coração e é bombeado para o resto do corpo.
Os cientistas esperam que no futuro esse tipo de imagem ajude a identificar os problemas no coração de pacientes cardíacos.
Fonte: BBC Brasil
Indústria prepara boom de 3D em TVs e computadores
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Criado lubrificante industrial 100% biodegradável
Bibliografia:
Development of new green lubricating grease formulations based on cellulosic derivatives and castor oil
R. Sánchez, J. M. Franco, M. A. Delgado, C. Valencia, C. Gallegos
Green Chemistry
August 2009
Vol.: 11: 686-693, 2009
DOI: 10.1039/b820547g
Milagres de Cristo podem ter sido feitos com maconha
Mistura de urina humana e cinza serve como fertilizante
Planta combate poluição de escritório
Misterioso objeto espacial passará perto da Terra nesta quinta
Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra
Nova espécie indica que dinossauros vieram da América do Sul
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Retardar corte do cordão umbilical 'traz benefícios ao bebê'
A pesquisa realizou testes com 1.912 bebês, dos quais 1.001 tiveram o cordão rompido após pelo menos dois minutos após o parto. Na amostra restante, o rompimento foi imediato. Em artigo publicado no Journal of the American Medical Association, a Dra. Eileen Hutton, da Universidade de Hamilton, disse que os benefícios da espera se traduziram em melhores níveis de ferro no sangue das crianças. Como conseqüência, eles disseram, as crianças que tiveram o rompimento adiado demonstraram menos tendência a desenvolver anemia na idade entre dois e seis meses. O procedimento também diminuiu os riscos de icterícia, uma condição comum em recém-nascidos, que se expressa na cor amarela da pele e do branco dos olhos, eles afirmaram. Países pobres O corte imediato do cordão umbilical é uma prática mais comum nos países desenvolvidos. Mas a pesquisa disse que esperar alguns minutos permite que um maior volume de sangue circule da mãe para o filho. Para a Dra Hutton, este procedimento pode beneficiar os países mais pobres, onde a anemia – a falta de células sangüíneas que fornecem oxigênio para os tecidos – é um problema entre os recém-nascidos. Como ressalva, os cientistas disseram ter verificado uma superprodução do número de células vermelhas no sangue – a chamada policitemia – mas afirmaram que "esta condição parece ser benigna". Fonte: BBC Brasil 18 de junho, 2007Benefícios podem se estender até seis meses de idade, diz estudo